segunda-feira, 5 de julho de 2010

Miniatura dos noivos

Não que eles sejam indispensáveis. Mas qual noiva abre mão de ter daminhas e pajens no casamento? Eles são verdadeiros noivos em miniatura, além de dar uma beleza e charme a mais em qualquer cerimônia.
Se a noiva decidir realmente por ter a daminha na cerimônia do casamento é bom deixar claro que segundo as regras de etiqueta vigentes a noiva só é responsável pelo buquê, os arranjos que irão enfeitar os cabelos e a cabeça da criança e as luvas. Ou seja, é de inteira responsabilidade dos pais dos pequenos as outras despesas referentes às roupas e também aos sapatos.
Outra dica importante é na hora de escolher a vestimenta. Lembre-se sempre que a roupa será de um estilo que as crianças não estão acostumadas a vestir. Então muito cuidado na hora de escolher os tecidos e também o modelo.
E como criança sempre apronta alguma coisa, lembre-se que escolher menores de 4 anos pode não ser uma boa idéia, já que é muito provável que eles não se comportem. Então, para evitar grandes aborrecimentos, prefira as crianças mais velhas, que entendam um pouco do que será feito no dia do casamento e qual a importância dessa cerimônia na vida do casal.
E como vestir os pequenos? Algumas dicas para as noivas podem ajudar a solucionar esses problemas, como a cor do vestido, comprimento, tipo do tecido, luvas, sapatos, etc. Lembre-se que são crianças então quanto mais simplicidade, leveza e conforto, melhor.

Para as Daminhas

As crianças de preferência devem usar trajes nas cores brancas, pérola ou até mesmo alguns tipos de tons pastéis (dependendo sempre do horário da realização do evento – isso vale tanto para a noiva, quanto para a daminha, madrinhas e convidados – é a mesma regra que todos devem seguir).
Por exemplo: pode-se até usar um modelo estampado, se o casamento for realizado no período da manhã. Já para a noite, as daminhas já podem ter alguns detalhes como rendas e fitas em cetim; sem exagero.
Caso estiver no inverno, prefira alguns tipos de tecido mais quentes – mas sem exagerar já que o calor causa um enorme desconforto nos pequenos. Os detalhes em veludo podem ser uma boa alternativa para essa época do ano.
As luvas das daminhas são um charme em especial. Mas cuidado já que elas nunca podem ser longas, já que as crianças ficam incomodadas. Uma luva curta, na altura do punho é o ideal. Certamente elas vão arrancar a peça logo após o termino da celebração.
O vestido – ou saia das daminhas deverá ter um comprimento correto, ou seja não podem ultrapassar a altura da canela. Se deixar a barra do vestido muito longa, as crianças correm o risco de tropeçarem e caírem.
A noiva deve oferecer os buquês das daminhas com o mesmo tipo de flores que forem feitos o dela. Os enfeites do cabelo e da cabeça podem ser feitos com flores naturais ou artificiais. Cuidado para não exagerar; são os pequenos detalhes que farão a diferença.

O cortejo

Na hora do cortejo, não há segredos. A daminha entra na frente da noiva, depois que todos já entraram. Se for usar apenas uma daminha, o ideal é que ela também leve as alianças. Se usar pajens e daminhas, pode formar casais para que eles entrem em pares. Se usar apenas uma daminha, ela deverá ficar do lado esquerdo do altar.

0 comentários: