terça-feira, 18 de maio de 2010

Nervosismo nem pensar

Casamento e nervosismo parecem que são coisas que caminham juntos. Mas isso não significa que todos os noivos – e principalmente as noivas, precisam passar por todo esse stress sem mudar nada.
O mais comum é que, perto do grande dia, os noivos comecem a ter dificuldade para dormir, é comum ainda terem perda ou o aumento do apetite, crise de choro, esquecimentos freqüentes e até mesmo crises fortes de stress.
E é claro que nosso casal, Rita e André já estão em contagem regressiva para o grande dia deles. Faltam aproximadamente 100 dias para o SIM no altar. E ninguém mais do que eles, que além de casar estarão realizando a cerimônia dentre da Feira Noivas & Festas de Jundiaí e região devem estar nessa fase de nervosismo.
É nesse momento que muitas brigas entre casais podem acontecer. Por isso mesmo é que eles não devem deixar que o stress atrapalhe esse grande momento da vida deles. O casamento nada mais é do que um ritual de passagem para uma nova vida, repleta de novidades e também de responsabilidades.
E claro que toda essa mudança repentina, esse novo começo de vida causa medo, e o medo é que vai resultar no stress no casal. Isso é comum, já que é normal qualquer pequena mudança na rotina diária causar certo stress, imagine então quando falamos de uma mudança para toda a vida.
E não são somente os noivos que sofrem com o nervosismo do “grande dia”. Todos os parentes, amigos, padrinhos e madrinhas que estão bem próximos dos noivos são os que mais sofrem, já que por muitas vezes eles extravasam da maneira errada e sem querer descontam nessas pessoas próximas, que os estão ajudando nessa fase de transição e mudança.
É função de essas pessoas acalmar – ou pelo menos tentar acalmar os noivos, e principalmente a noiva, que é a pessoa que mais fica nervosa nessas situações. Mas isso não significa que os noivos não possam fazer nada para tentar “se acalmarem”. Há várias técnicas, dicas e métodos que prometem livrar os noivos de todo o stress que o casamento proporciona para que, quando chegar o grande dia, eles possam curtir todos os momentos e todos os detalhes.
A primeira dica para ajudar aos noivos é bem simples: caminhada; quanto mais energia for gasta ou liberada, menos risco de stress o casal vai ter. Isso acontece porque o exercício físico relaxa o corpo e a mente, além de ser uma ótima oportunidade para conversar sobre outras coisas, que não as relacionadas com o casamento.
Outra dica boa de relaxamento é, antes de dormir, fazer alguns exercícios de respiração. O controle da respiração acalma o sistema nervoso, dando uma sensação de relaxamento e fazendo com que o corpo trabalhe de maneira rítmica.
Evite também beber cafeína ou qualquer outro líquido que contenha açúcar. Você também pode reduzir o consumo de sal, tudo isso porque essas substâncias causam certas reações químicas que afetam o sistema nervoso. E é claro que isso deixará a pessoa cansada, inquieta e nervosa.
E porque não sorrir? Uma das melhores maneiras de deixar o mau-humor e o stress de lado é sorrir, cantar e pensar sempre em coisas alegres. Quanto menos se pensar “no que pode dar errado” no casamento e começar a focar “no que pode – e vai dar certo” mais os noivos poderão curtir essa fase da vida a dois.
Para terminar, nada melhor do que o casal planejar momentos a dois, longe da correria e da organização do casamento. Pode ser apenas um dia, uma saída para um filme ou um jantar, longe da família e é claro – longe da correria do casamento. Isso fará com que o casal se divirta e possa estar ainda confiante e esperando com ansiedade, alegria e principalmente sem stress que “o grande dia” chegue.

0 comentários: